O Rosário

nossa-senhora-rosa-mistica1

ORAÇÃO PREPARATÓRIA:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

ORAÇÕES À MARIA ROSA MÍSTICA:
Virgem Imaculada, Mãe da Graça, Rosa Mística, em honra do Vosso Divino Filho nos ajoelhamos diante de vós a implorar a misericórdia divina: não por nossos méritos, mas pela vontade do Vosso Coração Maternal, nós vos suplicamos que nos concedais proteção e graça com a certeza de que nos haveis de atender. AVE MARIA…
Rosa Mística, Mãe de Jesus, Rainha do Santo Rosário e Mãe da Igreja, Corpo Místico de Cristo, nós vos pedimos que concedais ao mundo, dilacerado pela discórdia, a unidade e a paz e todas aquelas graças que podem mudar o coração de tantos de teus filhos. AVE MARIA…
Rosa Mística, Rainha dos Apóstolos, fazei florescer à volta da mesa da Eucaristia muitas vocações sacerdotais e religiosas que difundam, com a santidade de sua vida e com o zelo apostólico pelas almas, o Reino de Vosso Filho Jesus por todo o mundo, e derramai sobre nós também a abundância de Vossas graças celestiais. AVE MARIA…

MARIA, RAINHA DOS SANTOS ANJOS:
Ó Augusta Rainha do céu e Soberana dos Anjos, a vós, que do Senhor recebestes o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, pedimos, humildemente, nos envieis as legiões celestiais, para que às vossas ordens, persigam os demônios, os combatam em toda a parte, reprimam a sua audácia e os lancem no abismo. Amém.
SÃO MIGUEL ARCANJO, defendei-nos neste combate: sede nosso auxílio contra as maldades e ciladas do demônio, instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere e vós príncipe da Milícia Celestial, com esse poder divino precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Amém.

OFERECIMENTO:
Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta Santa devoção.
Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pelas intenções do Santo Padre o Papa, pelo aumento e santificação do clero, pela santificação das famílias, por todas as nossas intenções particulares, pelo Brasil e por intenção de nosso bispo. (Momento de silêncio para fazer os pedidos…)
Creio em Deus Pai Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo Poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna… Amém!

HOMENAGEM À SANTÍSSIMA TRINDADE:
PAI NOSSO…
Em honra a Deus Pai que nos criou. AVE MARIA…
Em honra a Deus Filho que nos remiu. AVE MARIA…
Em honra ao Espírito Santo que nos santifica. AVE MARIA…
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
(A cada mistério reza-se um Pai-Nosso, dez Ave-Marias e o Glória, terminando com a seguinte jaculatória: “Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Quem é essa, que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, temível como o exército em ordem de batalha? Essa é Maria, a Mãe de Jesus, a nossa Mãe, a nossa advogada e intercessora junto ao Filho. Maria, Rosa Mística, Mãe da Igreja, rogai por nós.)

MISTÉRIOS:
Mistérios gozosos (Segundas e Quintas-feiras)
– No primeiro mistério, contemplamos a Anunciação do Anjo à Virgem Maria.
– No segundo mistério, contemplamos a visita da Virgem Maria a sua prima Isabel.
– No terceiro mistério, contemplamos o nascimento do menino Jesus em uma gruta, em Belém.
– No quarto mistério, contemplamos a apresentação do Menino Jesus e purificação de Nossa Senhora.
– No quinto mistério, contemplamos a perda e o encontro do menino Jesus no templo.
Mistérios dolorosos (Terças e Sextas-feiras)
– No primeiro mistério, contemplamos a oração de Jesus no Horto das Oliveiras.
– No segundo mistério, contemplamos a flagelação de Jesus atado à coluna.
– No terceiro mistério, contemplamos a coroação de espinhos de Jesus.
– No quarto mistério, contemplamos Jesus carregando a cruz até o Monte Calvário.
– No quinto mistério, contemplamos a crucificação, sofrimento e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Mistérios gloriosos (Quartas, sábados e domingos)
– No primeiro mistério, contemplamos a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
– No segundo mistério, contemplamos a ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo ao céu.
– No terceiro mistério, contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos reunidos no cenáculo.
– No quarto mistério, contemplamos a assunção de Nossa Senhora ao céu em corpo e alma.
– No quinto mistério, contemplamos a coroação de Maria Santíssima como rainha do Céu e da Terra.
Mistérios luminosos (Domingos)
– No primeiro mistério, contemplamos o batismo de Jesus no Rio Jordão.
– No segundo mistério, contemplamos a manifestação de Cristo nas Bodas de Caná.
– No terceiro mistério, contemplamos a proclamação do Reino de Deus.
– No quarto mistério, contemplamos a transfiguração de Jesus.
– No quinto mistério, contemplamos a última Céia, a Sagrada Eucaristia.

AGRADECIMENTO:
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e, para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha…
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Hei-a, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

FINAL:
Consagração à Nossa Senhora:
Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós e, em prova de minha devoção para convosco, vos consagro, neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque sou todo vosso, ó minha boa e incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa.

Oração à Nossa Senhora Rosa Mística:
Mãe Celeste, Rainha dos céus, soberana do gênero humano, vós que recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de satanás, dóceis ao vosso apelo nós acorremos a vossos pés. Mãe de misericórdia, dignai-vos acolher os louvores e as preces que fazem subir para vós cheios de confiança, vossos filhos peregrinos, eles vieram confiar-vos todas as suas penas, todas as suas misérias. Ó maravilhoso reflexo da beleza do céu, pela luz da fé, expulsai dos nossos espíritos as trevas do erro. Rosa Mística, pelo perfume celeste da esperança, reanimai a coragem das almas abatidas. Nascente inesgotável de água a salutar pelas correntes da divina caridade, dai vida aos corações definhados. Nós somos os vossos filhos; vós reconfortai-nos nas nossas penas; vós protegei-nos no perigo; vós nos animais na luta, fazei que amemos e sirvamos o vosso filho Jesus; dai-nos um amor ardente pelo vosso rosário; fazei que difundamos por toda a parte a devoção Mariana, que nós nos esforçamos por viver estado de graça para merecer a felicidade eterna perto de Vós. Assim seja. Amém!